sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A importância da Mulher na Política

O Movimento Nossa Bambuí, o Jornal da Canastra e a Câmara Municipal de Bambuí realizaram uma reunião que aconteceu nesta quinta-feira (22/09) na Câmara Municipal de Bambuí.

Marcaram presenças as autoridades: Dra. Juliana Amaral, promotora de Bambuí. Sr. Ronan de Oliveira, presidente da Câmara e demais vereadores. A vereadora Lourdinha, que deu o maior apoio para que a reunião acontecesse; a jornalista Nancy Gonçalves Dias, do Jornal da Canastra, representantes do Dep. Fabiano Tolentino: a srta. Cínthia e jovem Cristian da cidade de Divinópolis e vários cidadãos convidados. A reunião teve o objetvo de incentivar às candidaturas das mulheres. Antes da abertura, a locutora Graciele Cruvinel, funcionária da Camara M. lembrou o nome de várias vereadoras que passaram pela Câmara como Dalva Dias, Lourdes Silva, Joana D'arc Mariano, Gislene Carvalho, Betse Torres, Helenice Andrade e Lourdinha. Iniciando a abertura do evento, o presidente da Câmara, Sr Ronan de Oliveira Dias, dirigiu algumas palavras de incentivo às  candidaturas de mulheres na políca bambuiense. Dra. Juliana Amaral relembrou durante o seu discurso a participação das primeiras mulheres e seus problemas na participação da política, desde o Brasil Império até os dias de hoje. A vereadora Lourdinha fez um excelente e comovente depoimento da sua trajetória como vereadora, incentivando as mulheres através de seu exemplo e amor a política.


A jornalista, Nancy Gonçalves Dias, ante de iniciar suas palavras, fez um parentese, para falar e explicar sobre o "Movimento Nossa Bambuí." Mostrou várias assinaturas de pessoas da sociedade bambuiense que fazem parte do Movimento. Depois retorrnou o início de seu discurso com sinceras palaras de incentivo às mulheres bambuienses que queiram participar da política bambuiense.

"Este será o século da mulher", afirmou Dilma ontem na ONU, primeira mulher a discursar na abertura da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU). A presidente Dilma Rousseff lembrou o fato e se disse orgulhosa. "É a voz da democracia e da igualdade se ampliando nessa tribuna, que tem compromisso de ser a mais representativa do mundo." E destacou: "Vivo este momento histórico com orgulho de ser mulher."

Com a ocupação da Dilma Roussef, na presidência do Brasil que é um marco histórico no país, ela convida as mulheres também a participar da politica brasileira.

Sabemos que muitas mulheres bambuienses têm capacidade para administrar cargos políticos. A ocupação de postos de poder e de espaços decisórios significa para as mulheres a possibilidade de mudança, de poder ajudar a acontecer. Tenho certeza que muitas mulheres gostariam de participar da política bambuiense. Com certeza as mulheres querem ser ouvidas, querem ocupar espaços, inclusive aqueles que, tradicionalmente, não nos são reservados. A participação feminina nos vários níveis do legislativo, especialmente no nível local, contribuirá para a maior inserção da mulher no mundo da política e para o crescimento das candidaturas ao executivo municipal.

Segundo pesquisas mostra que o crescimento da participação feminina nos executivos e legislativos municipais apresenta um tendência semelhante de aumento, sendo que a percentagem de mulheres vereadoras é maior do que a percentagem de prefeitas.

O número de vereadoras eleitas em 1992 foi de 3.952, representando 7,4% do total de vereadores do país. O número de prefeitas eleitas em 1992 foi de 171, representando 3,4% do total dos prefeitos do país. O número de vereadoras eleitas aumentou em 2004, atingindo o montante de 6.555 mulheres, o que representa 12,6% do total de vereadores do país. O número de prefeitas eleitas no primeiro turno do pleito de 2004 foi de 404 mulheres, representando 7,3%. Acredito que nunca foi tão necessária a presença da mulher na política, não só por questão de direito e igualdade, mas de sensibilidade.

A mulher, que hoje já chefia quase um quarto das famílias brasileiras, precisa e deve, cada vez mais, participar da vida política. As mulheres bambuienses têm muitas dificuldades a superar. É necessário que os partidos coloquem à disposição das mulheres os meios para que possam disputar em condições de igualdade. É preciso que se pratique, nos partidos e nas coligações, uma distribuição igualitária dos recursos financeiros e materiais.

A política de cotas para aumentar a participação feminina na política existente no Brasil só se aplica às eleições proporcionais (vereadores, deputados estaduais e federais) e não se aplica aos cargos majoritários (prefeito, governador, senador e presidência. Apesar do contínuo crescimento do número de mulheres que chegam à chefia da gestão municipal, o número de prefeitas é ainda muito pequeno no Brasil.

Depois destas palavras de incentivo peço-lhes que:
Pense! Reflita! Levante!

Se você tem talento político use-o para fazer de Bambuí uma cidade melhor para se viver!
Peço-lhe que não seja nunca desinteressada da realidade em que você vive.
Vamos juntas combater as atrocidades que hoje se alastram por cada canto de nossa sociedade e vamos fazer de Bambuí o melhor lugar para se viver!

Lembre-se que você  tem até o dia 10 de outubro para filiar-se a algum partido e canditar-se como vereadora ou como prefeita.

Autor: Nancy Gonçalves Dias, JCanastra.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário